A Cultura do PA ...
Projetos de Aprendizagem
Como o próprio nome diz, o projeto objetiva a aprendizagem, o sucesso ou o fracasso depende do envolvimento de todos, pois todos terão oportunidade de aprender professor, aluno, gestores e a comunidade escolar como um todo. Todos precisam aceitar a mudar alguns de seus valores, repensarem seus projetos de aula. Claro que toda mudança tcausa conflitos, mas isso é bom, porque é o desequilíbrio que irá provocar a busca de um novo equilíbrio, novo pensar, novo agir e novos olhares para a educação.
No projeto de aprendizagem, o aluno é autor do projeto, é sujeito que já pensava antes e vai construir o conhecimento, pela busca de soluções para as questões problemas, na intenção de restaurar o equilíbrio promovido pela dúvida, torna-se com atitude e conduta de verdadeiro pesquisador.
O conhecimento novo é produto de atividade intencional, interatividade cognitiva, interação entre parceiros pensantes, trocas afetivas investimento de interesses e valores.
O professor deve sempre ser tão aprendiz quanto o seu aluno. Os temas para estudos são abordados pelos alunos, eles trazem questões diferentes, originais, relevantes e geram oportunidade de muita busca e experimentação.
O professor precisa exercer várias funções e cada uma delas vai exigir algo novo e até mesmo diferente do professor: como ativador da aprendizagem , precisa também ativar a mente e a consciência espiritual para aprender sobre seu mundo interior e subjetivo. A função de articulador exige disponibilidade, facilidade de relacionamento e flexibilidade na tomada de decisões, ele faz a costura entre os diversos segmentos da comunidade escolar. Como orientador, deve escolher e ser escolhido pelo grupo, estimulando e auxiliando na viabilização, busca e organização de informações, sempre registrando quantitativamente e qualitativamente. Sendo especialista, tem a função de coordenar os conhecimentos da sua área de formação com a necessidade dos alunos de construir conhecimentos específicos.
A situação de projetos de aprendizagem favorece também a apredizagem de cooperação, trocas recíprocas e respeito mútuo. O crescimento é grande, mas como avaliar este processo? O importante é observar não só o resultado, o desempenho isolado, mas como aluno está pensando, os recursos que usa, as suas relações e as operações que realiza e inventa. Registrar todos os passos do projeto: mensagens, textos, fotos, figuras ... são de grande auxilio.
Ações conjuntas auxiliam no andamento do projeto, o processo é lento até que todos conheçam e compreendam, não é mais possível relação de submissão, autoritarismo ou dependência, mudam os valores em todas as instâncias e a mudança implica em compromisso e responsabilidade.
O professor deve sempre ser tão aprendiz quanto o seu aluno. Os temas para estudos são abordados pelos alunos, eles trazem questões diferentes, originais, relevantes e geram oportunidade de muita busca e experimentação.
O professor precisa exercer várias funções e cada uma delas vai exigir algo novo e até mesmo diferente do professor: como ativador da aprendizagem , precisa também ativar a mente e a consciência espiritual para aprender sobre seu mundo interior e subjetivo. A função de articulador exige disponibilidade, facilidade de relacionamento e flexibilidade na tomada de decisões, ele faz a costura entre os diversos segmentos da comunidade escolar. Como orientador, deve escolher e ser escolhido pelo grupo, estimulando e auxiliando na viabilização, busca e organização de informações, sempre registrando quantitativamente e qualitativamente. Sendo especialista, tem a função de coordenar os conhecimentos da sua área de formação com a necessidade dos alunos de construir conhecimentos específicos.
A situação de projetos de aprendizagem favorece também a apredizagem de cooperação, trocas recíprocas e respeito mútuo. O crescimento é grande, mas como avaliar este processo? O importante é observar não só o resultado, o desempenho isolado, mas como aluno está pensando, os recursos que usa, as suas relações e as operações que realiza e inventa. Registrar todos os passos do projeto: mensagens, textos, fotos, figuras ... são de grande auxilio.
Ações conjuntas auxiliam no andamento do projeto, o processo é lento até que todos conheçam e compreendam, não é mais possível relação de submissão, autoritarismo ou dependência, mudam os valores em todas as instâncias e a mudança implica em compromisso e responsabilidade.
Minha leitura sobre o texto de Léa da Cruz Fagundes, retirado do livro Aprendizes do futuro.
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