PROA MEU DIARIO DE BORDO

Tuesday, September 26, 2006

Analogias no Ensino das Ciências

Usar analogias, pode facilitar a compreensão dos conceitos científicos tanto pelo professor quanto pelo aluno. Quando aluna na graduação, sentia dificuldade em gravar as diversas informações que recebia durante as aulas, logo, anotava tudo o que podia e, no momento de estudar, em casa, fazia sempre analogias com fatos e acontecimentos cotidianos, isso sempre me ajudou.

As analogias usadas devem ser do entendimento do aluno e do professor, pois a cada época um conceito científico deve se entendido no seu contexto. Cito a exemplo a analogia do coração como uma bomba. Quando foi usada pelas primeiras vezes era comparado a uma bomba hidráulica, hoje no cotidiano dos alunos a palavra bomba está relacionada a uma explosão, as guerra e disputas veiculadas pela mídia.

O raciocínio analógico, possibilitará o aluno usar o conhecimento que já possui para determinar uma nova concepção e, agora acompanhada do conhecimento cientifico.

Reflexão após leitura do texto: O uso de analogias para gerar mudanças conceituais de Leonardo Sartori Porto.

Thursday, September 21, 2006

Método Clinico de Piaget



ma das atividades desta semana foi ler o método clínico de Piaget...

Sei que tudo que não conheço inicialmente parece ruim, mas após a leitura do texto, posso dizer que fiquei um tanto inquieta. Como mãe sei o quanto é importante saber o que meu filho pensa e como ele pensa para poder ajudá-lo, sem tomar as decisões por ele fato que o torna cada vez mais auto confiante, mas ter esta mesma atitude com os 30 alunos que tenho em sala de aula me parece difícil, é claro que quando acompanho uma turma de alunos da 5 série até a 8 série, tenho a oportunidade de conhecê-los e isso me possibilita escolher temas e atividade que facilitam nosso trabalho em sala de aula, isso é muito bom. Neste momento acredito que preciso conhecer mais as idéias de Piaget, Vygotski e também conhecer mais sobre projetos na escola.


Saturday, September 16, 2006

Segunda versão do Mapa Conceitual "Química do Amor".

Inicialmente tentei colocar o mapa em formato html, ele ficou enorme! então salvei em jpg, ficou no formato acima e tenho a possibilidade de diminuir e aumentar a figura.

Fiz esta alteração, depois de ler os textos nos links de pesquisa do nosso projeto.

Monday, September 04, 2006

CONHECIMENTO X SENTIDOS

Tanto os olhos quanto os ouvidos influenciam diretamente na aquisição/construção do conhecimento, pois mexem com o universo pessoal. O olho é um sensor muito poderoso, tem a função de captar a luz, captar e formar imagens e enviar ao cérebro. Este por sua vez desvenda formas, relevos, movimentos e cores. O olho possui cones, células que quando estimuladas pela luz permitem a visão das cores. As cores melhoram o ambiente, dão conforto, bem estar e aumentam a produtividade, pois tem a ação de impressionar, expressar e construir. Tem forte influência no comportamento dos seres humanos, tanto que é usado na tratamento de doenças (cromoterapia).

O ouvido capta o som das ondas e transforma em energia sonora, hidráulica, elétrica e transmite ao cérebro. O volume, forte ou fraco, dependendo da amplitude, e o tom, grave ou agudo, dependendo da freqüência, interferem na vida das pessoas. Ambientes com diferentes sons provocam diferentes sensações, podem acalmar, relaxar, estimular a aprendizagem. Quando muito altos e constantes podem irritar, estressar, causar problemas sérios. O som afeta o emocional da pessoas.

Observa-se que a maioria das escolas se preocupam com os ambientes. Nas salas de aula as cores são leves, lados e fundos sem grandes contrastes (cores inadequadas podem causar cansaço visual e estimular o estresse), iluminação e ventilação adequadas, não ficam perto de locais barulhentos (quadras, rua, etc., quando isso acontece os problemas aumentam). Essa organização dos ambientes influencia diretamente na aprendizagem, nossos sentidos dão a resposta, positiva ou não. Alunos com dificuldade visual e auditiva devem ser percebidos na sala e trabalhados na perspectiva de solução deste problema, pois a aprendizagem ocorre com todos, o que precisamos é proporcional condições.

Participamos de um seminário de Educação Infantil no dia 31/08 onde professores evidenciaram a importância do ambiente escolar e a influência no comportamento e aprendizagens.

Produção colaborativa: Rosi e Ivonete a partir dos textos lidos sobre o tema.

Sunday, September 03, 2006

Descobertas...

Nos últimos dias fomos instigados a pensar a relação da aprendizagem com os olhos e os ouvidos. Deveríamos procurar saber como vemos e ouvimos. Pois bem eu e minha colega descobrimos, enquanto estudávamos sobre o tema, o real significado da afirmação " A noite todos os gatos são pardos". Temos nos olhos, entre outros tecidos e células, dois grupos de células especiais, os cones e os bastonetes. Os cones quando estimulados pelas diferentes ondas de luz, possibilitam-nos ver as cores, ja os bastonetes só nos possibilitam ver em preto e branco. A noite tem pouca luz vemos em preto e branco. No escuro inicialmente não vemos nada e após piscar várias vezes, conseguimos ver algumas formas em preto e branco (pardo)- esta é a tarefa dos bastones-.