Analogias no Ensino das Ciências
Usar analogias, pode facilitar a compreensão dos conceitos científicos tanto pelo professor quanto pelo aluno. Quando aluna na graduação, sentia dificuldade em gravar as diversas informações que recebia durante as aulas, logo, anotava tudo o que podia e, no momento de estudar, em casa, fazia sempre analogias com fatos e acontecimentos cotidianos, isso sempre me ajudou.
As analogias usadas devem ser do entendimento do aluno e do professor, pois a cada época um conceito científico deve se entendido no seu contexto. Cito a exemplo a analogia do coração como uma bomba. Quando foi usada pelas primeiras vezes era comparado a uma bomba hidráulica, hoje no cotidiano dos alunos a palavra bomba está relacionada a uma explosão, as guerra e disputas veiculadas pela mídia.
O raciocínio analógico, possibilitará o aluno usar o conhecimento que já possui para determinar uma nova concepção e, agora acompanhada do conhecimento cientifico.
Reflexão após leitura do texto: O uso de analogias para gerar mudanças conceituais de Leonardo Sartori Porto.
2 Comments:
Tirei a noite de sexta pra fazer algumas visitinhas :-)
E aí? Já pensou na teoria que vc irá pesquisar? Estou ainda com dúvidas... Me chama qualquer hora pra gente trocar umas idéias. ;-)
super abraço
olá, rosi,
é fazer esse tipo de analogia temos que tomar cuidado e sempre orientar os alunos para não pensarem que é uma bomba que explode rssss é não explode mas pode explodir quando fica apaixonado rssss
bjs
Post a Comment
<< Home