PROA MEU DIARIO DE BORDO

Tuesday, September 26, 2006

Analogias no Ensino das Ciências

Usar analogias, pode facilitar a compreensão dos conceitos científicos tanto pelo professor quanto pelo aluno. Quando aluna na graduação, sentia dificuldade em gravar as diversas informações que recebia durante as aulas, logo, anotava tudo o que podia e, no momento de estudar, em casa, fazia sempre analogias com fatos e acontecimentos cotidianos, isso sempre me ajudou.

As analogias usadas devem ser do entendimento do aluno e do professor, pois a cada época um conceito científico deve se entendido no seu contexto. Cito a exemplo a analogia do coração como uma bomba. Quando foi usada pelas primeiras vezes era comparado a uma bomba hidráulica, hoje no cotidiano dos alunos a palavra bomba está relacionada a uma explosão, as guerra e disputas veiculadas pela mídia.

O raciocínio analógico, possibilitará o aluno usar o conhecimento que já possui para determinar uma nova concepção e, agora acompanhada do conhecimento cientifico.

Reflexão após leitura do texto: O uso de analogias para gerar mudanças conceituais de Leonardo Sartori Porto.

2 Comments:

At 4:51 PM, Blogger Joseane Piechnicki said...

Tirei a noite de sexta pra fazer algumas visitinhas :-)
E aí? Já pensou na teoria que vc irá pesquisar? Estou ainda com dúvidas... Me chama qualquer hora pra gente trocar umas idéias. ;-)

super abraço

 
At 9:25 PM, Blogger Flávia said...

olá, rosi,
é fazer esse tipo de analogia temos que tomar cuidado e sempre orientar os alunos para não pensarem que é uma bomba que explode rssss é não explode mas pode explodir quando fica apaixonado rssss
bjs

 

Post a Comment

<< Home